Serviços Auto Escola São Paulo

Home » Blog » AUTO ESCOLA » Serviços Auto Escola São Paulo

Categoria A
Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Categoria B
Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, cujo peso não exceda a seis mil quilogramas, ou cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

Categoria C
Condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

Categoria D
Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

Categoria E
Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.

Primeira Habilitação
Para a obtenção da Primeira Habilitação na Categoria “A”, “B”, ou “AB”, o candidato deverá submeter-se a realização e aprovação em:
– Exame de Aptidão Física e Mental;
– Avaliação Psicológica;
– Exame Escrito, sobre o conteúdo integral desenvolvido em Curso de Formação para Condutor;
– Exame de Direção Veicular.

O primeiro passo é comparecer à Auto Escola portando:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência recente
– 3 fotografias 3×4

Atenção: O processo do candidato à habilitação ficará ativo no órgão ou entidade executivo de trânsito, pelo prazo de 12 (doze) meses, contados da data do requerimento do candidato.

Adição de Categoria
Este serviço é oferecido para o condutor que já possui Permissão para Dirigir ou CNH nas Categorias “A” ou “B”, e pretende torná-la Categoria “AB”.
Por exemplo, um condutor que possui habilitação na Categoria “B” (carro) e pretende adicionar a Categoria “A” (moto).

Importante:
– O condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
Mudança de Categoria
Este serviço é oferecido para o condutor habilitado na Categoria “B”, “C” ou “D”, que deverá preencher os seguintes requisitos:

– Estar habilitado:

no mínimo há dois anos na Categoria “B”, ou no mínimo há um ano na Categoria “C”, quando pretender habilitar-se na Categoria “D”, e ser maior de 21 (vinte e um) anos;
no mínimo há um ano na Categoria “C” ou na Categoria “D”, quando pretender habilitar-se na Categoria “E”, e ser maior de 21 (vinte e um) anos;
No mínimo há um ano na Categoria “B” e tendo já obtido sua CNH definivita, quando pretender habilitar-se na Categoria “C”.

– Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
Obs.: O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas Categorias “C”, “D” ou “E”.