cnh-habilitacao-simulado

Primeira habilitação
A primeira habilitação é concedida àqueles que passam nos exames realizados pelo DETRAN categorias: A ou B. A carteira tem validade de um ano, mas pode ser usada durante um período de 30 dias após o período estipulado. Após um ano, será concedida ao motorista a carteira definitiva, caso o mesmo não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.

Categoria A: motocicletas (duas ou três rodas)
Categoria B: veículos motorizados cujo peso máximo autorizado não exceda a 3,5 toneladas e não ultrapasse oito lugares, além do condutor.

Pré requisitos:
Ser maior de 18 anos
Saber ler e escrever
Possuir carteira de identidade ou equivalente
Possuir CPF próprio
Possuir cadastro no DETRAN SP

Como proceder?
Antes de realizar os exames práticos e teóricos, o usuário deverá realizar um cadastro junto ao DETRAN para que sejam realizados os exames Médico e Psicológico. O cadastro poderá ser realizado diretamente com o Detran ou por meio de um CFC (Centro de Formação de Condutores, “autoescola”) escolhido.

Exames necessários para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):
Exames Médicos
Antes de começar as aulas teóricas e práticas, é necessário que o aluno realize os exames de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica. Estes exames podem ser realizados diretamente no DETRAN ou, caso preferir, poderá entrar em contato com um CFC (Centro de Formação de Condutores) para que o mesmo realize o cadastro no DETRAN e agendar a realização. Para ter acesso aos CFCs credenciados.

Para cadastramento diretamente com o DETRAN, o usuário deverá:
Realizar um pré-cadastro no site, no qual o usuário deverá escolher a guia “primeira habilitação”;
Agendar a data para apresentação da documentação e coleta biométrica (captação de digitais, fotografia e assinatura digital) em uma das unidades de atendimento do Detran.SP
Imprimir o protocolo de agendamento;
Ir ao Posto do Detran.SP ou Poupatempo especificado no pré cadastro apresentando os seguintes documentos:
– Original e cópia do RG ou *Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e CPF

– Original e cópia do comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado
– Protocolo de agendamento
Após estas etapas, o usuário estará apto para a realização dos exames médicos, que devem ser feitos em um médico cadastrado junto ao Detran.
Para mais informações a respeito de exames médicos, entre em contato com o Detran.SP por meio do site:
http://www.detran.sp.gov.br/, ou por meio do telefone: 3322-3333.

Exame teórico
O exame teórico é a etapa que verifica as noções de trânsito e possui 30 questões de múltipla escolha que abrangem: Legislação, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania. Para ser aprovado no exame, o candidato deverá acertar no mínimo 70% das questões apresentadas.
Para a realização, é necessário que o usuário tenha feito os exames médicos de aptidão, só então o interessado deverá entrar em contato com um Centro de Formação de Condutores (autoescolas) tipo A ou AB para dar início às aulas, caso o cadastro tenha sido feito diretamente no Detran. Para ter acesso aos CFCs credenciados.

A carga horária do curso teórico é de 45 horas e é fundamental para que se possa realizar o exame prático.

Exame Prático
O exame Prático é a última etapa de exames para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação e deverá ser realizado após o término do curso prático em um Centro de Formação de Condutores (CFCs). O curso deverá ser realizado com, no mínimo 20 horas-aula.
Para mais informações, clique aqui.